domingo, 22 de agosto de 2010

Googoosh você sabe o que é? rsss

Googoosh, como é comumente chamada a senhora Faegheh Atashin, é uma atriz e cantora pop iraniana. A pronúncia correta em português de seu nome (de acordo com a escrita na língua persa, que é گوگوش) seria Gugush (ou Guguch), pois os dois "o" só lhe são postos por causa do idioma inglês.

Sua etnia é a azerí. Nascida em 5 de Maio de 1950, Googoosh é natural de Teerão, a capital iraniana. Sempre foi uma artista, e era de família liberal. Nunca usou o véu tradicional muçulmano e nem roupas conservadoras, a não ser após a Revolução Islâmica, quando acabou-se a liberdade em seu país e todas as mulheres foram obrigadas a adoptar comportamentos discretos em público. Nos anos 70, Googoosh era considerada a maior celebridade musical no Irão, com centenas de canções registadas, a maioria em persa, algumas em turco, arménio, árabe etc, e até em espanhol (La Malagueña) ou francês (J'entends Crier Je T'aime). Googoosh também actuou em vários filmes persas entre os anos 60 e 70. Depois da Revolução Iraniana em 1979, ela permaneceu no país até 2000, mas não gravou e não fez nenhuma apresentação devido o banimento de apresentações solos femininas. Seu silêncio apenas contribuiu para que sua fama fosse perpetuada e se espalhasse ainda mais pelos países vizinhos, como o Iraque, o Afeganistão, o Paquistão, o Azerbaijão, a Turquia, e as nações da Ásia Central e os países do Golfo e do Oriente Médio em geral. Ademais, sendo uma pessoa conhecida, qualquer palavra de protesto seu, dentro das fronteiras do Irão, poderia custar-lhe no mínimo a prisão, e talvez a própria vida. Muitos artistas iranianos foram executados desde o retorno de Khomeini do exílio.
Actualmente, Googoosh vive em Richmond Hill, Ontario.[carece de fontes?]Voltou a trabalhar com música, com o apoio da numerosa comunidade de refugiados iranianos da América do Norte, porém sem o mesmo êxito dos anos dourados, o que é natural depois de mais de duas décadas de inactividade. Seu primeiro álbum lançado depois do longo silêncio chamava-se Zartosht, em homenagem à Zoroastro, velho profeta persa, em alusão à antiga e tolerante cultura de sua nação, onde "cantar não era um delito".

Curta a Musica dessa cantora

Nenhum comentário:

Postar um comentário