terça-feira, 15 de junho de 2010

Futebol e música fazem tabelinha de sucesso desde 1912

Veja uma linha do tempo com as músicas mais marcantes dessa parceria:
- Flamengo - 1912 - Bonfiglio de OliveiraUma das primeiras músicas inspiradas em futebol no Brasil. Há divergência sobre sua criação, se em 1911 ou 1912. O certo é que o chorinho é uma homenagem do trompetista Bonfiglio de Oliveira à entrada do Clube de Regatas Flamengo no campeonato de futebol do Rio de Janeiro.


- 1 x 0 - 1919 - Pixinguinha, Benedito Lacerda e Nelson Ângelo
Pixinguinha teve a idéia de compor a música em homenagem a um gol marcado pelo grande craque brasileiro do início do século, Arthur Friedenreich, na decisão contra o Uruguai no Campeonato Sul-Americano de 1919. Após marcar de voleio o gol da vitória, o craque foi carregado pelos braços do estádio das Laranjeiras até o centro do Rio de Janeiro. Durante anos, Pixinguinha apenas tocou o choro, que passou a ser cantado somente muito tempo depois.

- Um a um - 1954 - Jackson do Pandeiro
Para Alceu Valença, Jackson do Pandeiro é o Garrincha da música. Na década de 1950, o paraibano radicado no Rio de Janeiro encantou o país com a irreverência de suas composições. Ficou célebre com Um a um, em que exalta o futebol ofensivo da época em que a seleção não entrava em campo com três volantes: um empate pra mim já é derrota. A música foi mais tarde regravada pelos Paralamas do Sucesso, que deram um toque moderno à letra. O center-forward virou centroavante, e Romário e Bebeto entraram no jogo.

Na cadência do samba/Que bonito é - 1956 - Luis Bandeira
Apesar de não ter sido composta para homenagear o futebol, a música que exalta a mulata e a gafieira virou sinônimo do esporte. A relação começou quando, nos anos 1950, foi escolhida como trilha sonora do cine-jornal Canal 100, que exibia semanalmente no cinema documentários sobre os grandes craques da época. O Canal 100 funcionou até 2000, mas a música de Luis Bandeira até hoje tem tudo a ver com futebol. Aqui é o país do futebol - 1969 - Intérprete: Elis Regina
Milton Nascimento e Fernando Brant compuseram a música para o filme Tostão, a Fera de Ouro, lançado em 1970. Dirigido por Paulo Leander e Ricardo Gomes Leite, o documentário narra a vida do craque e sua consagração na Copa de 1970. A música entra no ufanismo do título e entoa que o Brasil fica vazio nas tardes de domingo porque é dia de futebol.



- Fio Maravilha - 1972 - Jorge Ben
A mais conhecida de todas as canções em homenagem a jogadores foi inspirada em um atacante que nunca foi craque. Longe disso. João Batista de Sales, o famoso Fio Maravilha, defendeu o Flamengo e era desengonçado e folclórico. Uma espécie de Obina dos anos 1970. Na época, a música era cantada por milhares de flamenguistas no Maracanã. O curioso é que Jorge Ben teve que mudar sua letra para Filho Maravilha e só foi autorizado pelo jogador a retomar o refrão original em 2007.



- Gol anulado - 1976 - João Bosco e Aldir Blanc
João Bosco e Aldir Blanc exploram outro grande filão das músicas sobre futebol: misturam o drama do esporte à paixão pelas mulheres. Eu aprendi que a alegria de quem está apaixonado é como a falsa euforia de um gol anulado, diz a letra da canção, lançada no LP Galos de briga. Junto com a música O ronco da cuíca, Gol anulado ajudou a dupla a ganhar, em 1976, o troféu de Compositores do Ano.



- Povo feliz/Voa canarinho voa - 1982 - Memeco e Nono
A música virou símbolo da Copa de 1982 após o lateral Júnior, ex-Flamengo, gravá-la num LP às vésperas do Mundial. O disco, com a cabeleira de Júnior estampada na capa, vendeu mais de 600 mil cópias em 1982. Até hoje, Júnior dá suas palhinhas e a canção composta por Memeco e Nonô é identificada com uma das melhores seleções brasileiras de todos os tempos
.


- O futebol - 1989 Chico Buarque
Chico compôs a música para homenagear os ídolos de sua infância, que assistia jogar no Pacaembu e no Maracanã: Garrincha, Didi, Pagão, Pelé e Canhoteiro. O cantor é compositor sempre foi apaixonado por futebol e pelo Fluminense. Costuma terminar seus shows e ir direto para o campo jogar uma pelada junto com seu time, o Politeama que tem inclusive hino gravado por ele.


- É uma partida de futebol - 1996 - Skank
Até hoje a música dos mineiros do Skank é trilha sonora de clipes de futebol de todo o Brasil. Na história das canções sobre o esporte, é uma das composições mais detalhistas. Cada detalhe do jogo é contemplado. A bola na trave que não altera o placar, a chuteira que veste o pé descalço, o torcedor que chora pelo seu time. Afinal, quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

Fonte :http://www.abril.com.br/noticia/esportes/no_289072.shtml



Por Lucas Amorim
Fonte:http://www.abril.com.br/noticia/esportes/no_289072.shtml


Um comentário:

  1. Olá.
    Parabéns pela postagem, ficou muito legal e foi publicada na Teia.
    Se desejar colocar nosso banner aqui eu ficaria muito feliz,e se você tiver um banner é só me dizer que eu coloco ente meus parceiros.
    Seja nosso amigo no orkut,o link está en nossa primeira página juntamente com o código do banner.
    Até mais.

    ResponderExcluir