domingo, 28 de fevereiro de 2010

Nengo Vieira




Nengo Vieira é um cantor, compositor, instrumentista e arranjador brasileiro, natural de Cachoeira, no recôncavo baiano e radicado em Santos desde 2003. O artista já está na estrada há muito tempo, precisamente desde a década de 1980, quando estreou como profissional, embora isso não exclua sua experiência anterior, adquirida desde a infância: o talento é inato, como sabido!

As apresentações de Nengo Vieira acompanhado por uma banda tiveram início em 1982, com Nengo e Banda, e as formações posteriores, Studio 5, de 1983, e Remanescente, de 1987, com a qual seguiu até 1994. Nesse período, o artista participou de eventos de destaque da música brasileira, que incluem o Festival de Verão e diversos carnavais de Salvador (onde mantinha residência, então) e o famoso Festival de Reggae do Maranhão; dividindo o palco, com artistas do porte de Gilberto Gil e vivendo outros momentos significativos, como a participação no CD Reggae na Estrada (1998), da Tribo de Jah.

A partir de 1994, quando de sua conversão ao Evangelho, sua carreira tomou um novo rumo: com a banda Unção 1, que se tornaria a Tribo D’Abraão e acompanharia o artista desde então, surgiram os quatro trabalhos de Nengo Vieira, Somos Libertos (1998), mixado em Miami e lançado pela gravadora Atração Fonográfica, de São Paulo, Mata Atlântica (2002) e Chama (2005), produzidos por Nengo Vieira e o renomado Rui Mascarenhas e distribuídos pela Bola Music a partir de 2006, e Avivamente (2007), já com produção integral da Bola Music, sob a batuta do não menos competente Maurício Monteiro. E há ainda o primeiro DVD do artista, gravado em 2008, que aguarda lançamento próximo, também pela Bola Music.

Os nomes de Nengo Vieira e a Tribo D’Abraão estão associados ao melhor do reggae raiz brasileiro. Especialmente no meio evangélico, eles são pioneiros nesse gênero, tendo influenciado músicos, intérpretes e compositores da nova geração. Eles também são referência para um tipo de louvor que investe na qualidade, sem abrir mão do comprometimento com os ideais do reino de Deus, cuja transmissão por meio da música torna-se vital nos dias atuais, e que expressam os ideais do artista. Quando interrogado sobre o aspecto mais importante de sua trajetória, ele é categórico em afirmar-se missionário, disposto a disseminar a semente da Palavra de Deus a todos a quem a sua música puder alcançar. Isso já seria o suficiente. O melhor, no entanto, é que os que se encontram com ela descobrem imediatamente que tem muito mais.

Nengo Vieira e a Tribo D’Abraão são:

Nengo Vieira: voz, guitarra
César Matos: baixo
Felipe Moreno: bateria
Augusto Júnior: teclados
Carlos Mendes: guitarra
Marco Jones: percussão
Valéria Vieira: backing vocal
Ana Paula Albuquerque: backing vocal
Silvia Pacheco: backing vocal
João Teoria: trompete
Ito Bispo: sax tenor

Discografia:

Somos Libertos (1998)
Mata Atlântica (2002)
Chama (2005)
Avivamente (2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário