sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Especial-Jamiroquai


Jamiroquai é uma banda britânica de jazz funk e acid jazz liderada pelo cantor Jay Kay. A banda é popular no mundo todo e é o membro mais conhecido do cenário acid jazz, movimento londrino do início dos anos 90, junto a outros grupos como Incognito, Brand New Heavies, Galliano, e Corduroy. álbuns subseqüentes têm explorado outras direções musicais, como o pop, rock e electronica. Jamiroquai vendeu mais de 35 milhões de álbuns no mundo inteiro e ganhou um Grammy em 1997[1].
O nome Jamiroquai é derivado do nome da tribo Iroquoi de nativos norte-americanos, com os quais Jay Kay diz se identificar filosoficamente, combinado à expressão 'Jam', como em Jam session, do idioma inglês.
Formação da banda

Jason Kay (Jay Kay), o líder do grupo, nasceu em Manchester, Inglaterra. Filho de mãe inglesa e de pai português. Talvez influenciado pela mãe, uma cantora britânica que actuava em bares e que chegou a ter o seu próprio programa de televisão nos anos 70, Jay Kay desde cedo mostrou grande aptidão e uma enorme paixão pela música.
Em 1989 conseguiu comprar uma bateria e gravar umas maquetas com a ajuda de um amigo. Mais tarde assinou contrato com a gravadora britânica Acid Jazz. Em 1991 após ter sido recusado numa audição para se tornar o cantor da banda Brand New Heavies, Jay Kay se juntou aos músicos N. Van Gelder, Toby Smith, Stuart Zender e Wallis Buchanan, formando assim a banda Jamiroquai.
A voz de Kay é comparada a de Stevie Wonder
Membros atuais da banda

Jason Kay - Vocais
Rob Harris - Guitarrra
Derrick McKenzie - Bateria
Paul Turner - Baixo
Sola Akingbola - Percussão
Matt Johnson - Teclado
Lorraine McIntosh - vocal de apoio
Hazel Fernandez - vocal de apoio
Sam Smith - vocal de apoio




Nenhum comentário:

Postar um comentário