segunda-feira, 30 de maio de 2011

Especial Maskavo

Maskavo é uma banda de reggae brasileiro formada em Brasília no ano 1993 sob o nome de Maskavo Roots alterando o nome somente para Maskavo no ano 2000 após diversas mudanças de formação.[1][2] Seus integrantes atualmente são: Marceleza (voz), Prata (guitarra) e Bruno Prieto (baixo). Seu estilo dançante e suas letras sobre amor, natureza, espiritualidade e pessoas já fazem parte do reggae brasileiro. Desde o ano 2000 são mais de 800 shows pelo Brasil, contabilizando também 5 álbuns, além de 1 DVD e 6 videoclipes.

História

No ano 2000 é marco para essa fase do Maskavo. Com uma nova formação: Marceleza ex-Leões de Judah no vocal, Prata na guitarra, Bruno ex-Os The Everaldos no baixo e Quim na bateria trocam Brasília por São Paulo e iniciam uma jornada de shows pelo Brasil. Esse ano ocorre a mudança do nome de Maskavo Roots somente para Maskavo. Seu primeiro sucesso, "Um Anjo do Céu", foi lançado logo após a banda se estabelecer no bairro boêmio da Pompéia. Começando sua escalada musical pela região sul do Brasil, o Maskavo teve registrado em 2003 a excelente turnê do álbum "ASAS" no registro "Ao vivo em Atlântida", gravado no festival de mesmo nome. Com o álbum O Som que Vem da Luz do Sol a banda conquistou o Prêmio Dynamite de melhor álbum independente de reggae de 2005. Em 2006 lançaram o álbum "Transe Acústico" que lhes rendeu a inusitada indicação de banda revelação do Prêmio Multishow de 2007 e uma turne de dois anos passando por várias capitais e quase todos os estados brasileiros. No final deste ano, Quim comunica à banda seu desejo de sair. Em 2008, o Maskavo conta com o apoio de dois músicos em seus shows: Felipe Passos , maestro e teclados; Naná Aragão na bateria. Para 2011 o Maskavo irá lançar seu mais recente trabalho, um disco que contará com 13 faixas inéditas. O disco foi gravado em homestudio, para atender ao sonho de realizar um disco em casa, porém mixado e masterizado em estúdios profissionais.
Toda história possui várias formas de ser contada. O Maskavo, dentre os vários integrantes que passaram pela banda, pode ter alguns pontos de partida. A história começa a ser contada quando o baterista Txotxa convida o guitarrista Prata, em 1991, para integrar O Cravo Rastafari, banda que fazia cover de Bob Marley por Brasília e teve início em 1990. O Cravo não tinha muita rigidez na formação pois era integrada por amigos, mas conforme o tempo foi passando a arrimentação da banda foi inevitável. No final de 1992, com a agenda bastante ocupada, o dono da banda, Beto BrahnsHoven saiu do grupo e levando o nome junto. O baixista Ricardo Marrara ocupou seu lugar fechando a formação com Marcelo Vourakis(voz), Joana Lewis(voz), Quim(teclados) e o criador do nome maskavo roots Carlos Pinduca(guitarra).
O ano de 1993 é marcado pelo batismo do maskavo roots e pela gravação da primeira fita demo da banda. Essa primeira demo continha as músicas BLOND PROBLEM, FAR AWAY, YO NO QUIERO TRABAJAR E DDP. A época estava bem propicia ao lançamento de uma banda no Brasil, o movimento de rock estava fervilhando com bandas como Raimundos, Little Quail, Chico Science e Nação Zumbi e Mundo Livre. Nessa empolgação essa primeira Demo chega nas mãos do criadores do SeloBanguela, Carlos Eduardo Miranda e os Titãs. Na mesma semana em que escutaram a fita, gostaram, mas tinha um pequeno probema, as letras eram em inglês. Estes pediram uma versão em português. A banda na mesma semana se prontificou em produziu uma nova fita Demos com as músicas TEMPESTADE, QUINTA e BESTA-MOLE. Só precisou a banda fazer um show em São Paulo no extinto AEROANTA, no largo do batata, para ser assinado o primeiro contratato fonografico com o Selo Banguela que era ligado à Warner Music.

1994

Logo no começo deste ano o MASKAVO ROOTS foi convidado a participar de um show nas areias de Ipanema. Aproveitando o embalo do show, foi assinado o primeiro contrato com o Banguela. Detalhe, a papelada foi trazida por Fred, então baterista dos Raimundos. A banda então retorna ao seu quartel general, a chacara da avó do Marrara, D. Ofélia. A chacará foi o ponto inicial da preparação do disco, a grupo inteiro se reunia em todas as tardes para criar os arranjos do disco. O clima era pitoresco, sem a pressão com horários, só voltados à música. A gravação foi realizada em outubro, no estúdio Bebop, na Vila Madalena em São Paulo. Contou com a produção deCarlos Eduardo Miranda e Nando Reis. Antes da gravação o Maskavo fez um show em Porto de Galinhas-PE com a grande novidade do ano Chico Science e Nação Zumbi

1995

É o ano de lançamento do primeiro disco homonimo MASKAVO ROOTS, 15 faixas inéditas tornam real o sonho de colocar em um disco a criação musical de 7 amigos. O material foi lançado em CD, K7 e LP. Foi o último ano em que as gravadoras ainda prensavam o material fonografico em Vinil. Hoje em dia material de colecionador. O período foi marcado por muitas viagens a São Paulo, shows e contrato com empresários e entrada de cabeça no showsbusiness brasileiro. Foi lançado o primeiro videoclipe de TEMPESTADE, aquele na piscina de ondas de Brasília, que teve grande rotatividade na MTV e elevando o status de banda nacional. E recebendo o SELO SIM desta emissora. Também receberam este selo O RAPPAPATO FU, [[PLANETE HEMP] e VIRNA LISI. A banda participa também da primeira transmissão vo vivo daMTV. A cobertura foi realizada durante o show no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo quando o MR estava abrindo o show do Jorge Ben Jor. A faixa "Escotilha" é escolhida para a trilha sonora do segundo CD da Primeira temporada de Malhação. Txotxa, o baterista, ao final do ano comunica a saída do grupo que se concretizaria no inicio de 1996.

1996

A saída do Txotxa fez uma tempestade interna no grupo. Foram convidados vários baterista a assumir o posto, porém nenhum com grande sucesso. Daí veio a iniciativa do então tecladista Quim tomar posse da função. O detalhe é que Quim teve que aprender a tocar a instrumento, mas este já vinha se arriscando nos intervalos do ensaios e não teve grandes dificuldades em dominar a bateria. Com as dificuldades de estabelecer a recente formação, o guitarrista Carlos Pinduca e da vocalista Joana Lewis anunciam a saída da banda.

1997

Esse ano a banda decide preparar mais um disco, com o fim do selo banguel, os 4 integrantes remanescentes, Prata, Quim, Marrara e Marcelo Vourakis, decidem fazer o material de forma independente que chamaria-se MELODIA QUE EU CONHEÇO. Se fecham de novo em entúdio, dessa vez alugam uma sala no cultuado porão do rockna 207 norte em Brasília. No decorrem dos ensaios é lançado em Brasília o Prêmio Renato Russo, da fundação cultural. O empresário na época, o Dudu Vasconcellos, inscreve o MR, sem avisar os demais. A banda leva o prêmio para casa e ainda é contemplada com única prenssagem do CD em 1500 cópias, material atualmentes disputadíssimo entre colecionadores. Com esse mesmo disco o Maskavo Roots é contratado pelo selo Chaos da Sony Music, fazendo o retorno ao casting das gravadoras multinacionais. É indicado para o produção do CD o inglês Paul Ralphes, baixista da banda Bliss e que estava se radicando no Rio de Janeiro como produtor musical. A produção tem inicio no Rio e vira a se estender até meados de feveiro de 1998.

1998

A produção do terceiro disco oficial do MASKAVO ROOTS é impecal, gravado com o máximo de cuidade possível. O CD é chamado de SE NÃO GUENTA, PORQUE VEIO? Para o lançamento é preparado do clipe de Djorous, gíria criada por amigos cervejeiros de Brasília e futuros participantes da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo. O clipe também redou bastante na MTV. Para a segunda faixa de trabalho é escolhida a regravação de TEMPESTADE com Samuel Rosa do Skank. Nesse trabalho a banda de arrisca mais na estrada, passando várias temporadas fora de casa. Foram turne passou por várias cidades do Sudeste e Sul, a banda passou um tempo morando no Rio de Janeiro também. A turne se estendeu até meados de 1999.

]1999

O ano começa ainda com a turne do disco SE NÃO GUENTA, PORQUE VEIO. A banda é convidada a participar de um festival, logo após o carnaval, no Rio Grande do Sulcom as bandas Comunidade NinjitsuUltramem e Nenhum de Nós. O empresário, Dudu, convidada a todos a arriscar passar uma temporada no estado, o mercado estava fervilhando de bandas e os espaços para shows de estendiam por todo o estado. A galera foi alojada na casa do Pai e Irmão do Dudu. Dudu também era irmão do Quim, o baterista, ou seja, tudo em família. Logo conseguiram marcar uma turne pelo estado, depois outra turne e mais outra. Dessa forma o Maskavo Roots consegue se firmar no mercado de show. A banda se vê animada a compor mais um trabalho e assina com outra gravadora, Deck Disc que na épóca era distribuida pela Abril Music. Porém na semana em que o contrato seria assina, vem a noticia de que o vocalista Marcelo Vourakis não gravaria o CD. O disco já estava pronto, e a vontade dos demais era continuar. Começa então uma série de teste com vários vocalista, em Brasília, para assumir o tão desejado posto de cantar de uma banda. Prata então nas suas andaças noturnas pela capital federal assinte a uma canja de um jovem cantor, o Marceleza, que também possuia uma banda cover de Bob Marley nos moldes do Cravo Rastafari chamada Leões de Judah. Quim foi o encarregado de ligar, Marceleza estava em casa jogando videogame quando recebeu o telefone convidado para gravar um disco e sair em uma turne com o intuito de mudar para São Paulo. Não pensou nem duas vezes:"onde que eu assino?"

]2000

A virada do milênio também é o ano de grandes mudanças para a banda, que decide refazer toda a história e mudar o nome para somente MASKAVO. Com a assinatura do contrato com a Deck Disc para 3 discos o Maskavo começa uma fase muito produtiva. Com o disco Já gravado no estúdio AR, Rio de Janeiro, a banda se prepara para o lançamento do primeiro single do disco, UM ANJO DO CÉU. O CD conta com a participação de Seu Jorge na faixa Sapo Cururu, Cia de Teatro os Melhores do Mundo na faixa Freio de Mão, Fauzi Beyodun na faixa Quero Ver(Vr.Dub) e Fred(ex-Raimundos) na faixa Freio de Mão. A banda resolve também se radicar em São Paulo, um grande centro ideal para estabelecer uma banda. Bruno Prieto, baixista, se junta ao grupo para de inicio substituir Ricardo Marrara, e assumindo o posto por definitivo em junho. Assim é fechada a formação da banda com Marceleza no vocal, Prata na guitarra, Bruno no baixo e Quim na bateria, backing vocal e programação de teclados. A banda inicia uma turne que se estenderia por todo o ano até meados de 2001. Ainda no mesmo ano o Maskavo grava o clipe do single QUERO VER.

Discografia




Nenhum comentário:

Postar um comentário