segunda-feira, 30 de maio de 2011

Especial Leonardo Gonçalves


Leonardo Gonçalves, nome pelo qual é conhecido Hugo Leonardo Soares Gonçalves (Palmares7 de novembrode 1979),[1] é um cantor brasileiro de música gospel.
Faz parte de uma família de músicos ligados à Igreja Adventista do Sétimo Dia,[2] da qual também é membro. Morou muitos anos no exterior, ainda na infância, passando por Estados UnidosInglaterra e Alemanha.[1]
Iniciou sua carreira musical aos quinze anos, em 1994, participando do Coral Jovem do IASP (atual UNASP) e do conjunto vocal Tom de Vida. Permaneceu cantando em diversos grupos, como o Novo Tom (grupo reformulado a partir do Tom de Vida), Coral Universitário do UNASP e Coro Bach do Instituto de Artes da Unicamp.[2]
Em 2002 partiu para carreira solo, lançando então seu primeiro álbum, "Poemas e Canções". A música "Getsêmani", presente neste álbum, foi utilizada na montagem de um videoclipe com cenas do filme Paixão de Cristo, tendo sido em seguida televisionado e posteriormente divulgado pela Internet, fato que aumentou a projeção de seu trabalho.[2] O álbum vendeu mais de 70.000 cópias,[3] feito considerável no meio evangélico brasileiro, seu público-alvo.
Em 2007, cinco anos depois, lançou seu segundo álbum, "Viver e Cantar" (CD e DVD), trabalho que teve participação do grupo Communion como backing vocal na música "Ele Vive". Há também uma música ("Nachamu, Nachamu") cantada em hebraico.[4]
Fã confesso de João Alexandre, possui regravações de composições do cantor em seus dois trabalhos: "Coração", no álbum "Poemas e Canções"; e "Viver e Cantar", música-tema do segundo álbum.[2]
Realizou diversos duetos e participações especiais com outros cantores e grupos, como Sérgio SaasJoão AlexandreAllan BrenoTon CarfiLaura MorenaAlessandra SamadelloPaulo César Baruk entre outros.
Em 2008, venceu o Troféu Talento, a maior premiação da música gospel no Brasil, na categoria "Revelação Masculina".[5]
Em 2010 assinou contrato com a gravadora Sony Music após 10 anos na gravadora Novo Tempo. Em Setembro de 2010 a Sony Music lançou o terceiro álbum de Leonardo Gonçalves, intitulado "Avinu Malkenu". O qual foi considerado pela própria gravadora como um "divisor de águas"[6] no meio Gospel nacional, uma vez que este Álbum foi gravado totalmente em Hebraico.

Voz

Há quem aposte que o cantor é barítono, enquanto alguns afirmam categoricamente que um barítono não produziria notas tão agudas com a habilidade vocal que ele as emite. A classificação vocal do cantor foi feita a partir de vários parâmetros . Dois dos mais importantes parâmetros usados foram:
1- O exame de videolaringoestroboscopia Neste exame, foi possível observar a flexibilidade das pregas vocais e os ajustes fonatorios nos diferentes tons emitidos. Isto foi observado cuidadosamente tanto na emissão dos tons mais graves como na emissão dos tons mais agudos. Ainda foi possível obter a medida (quantitativa) da freqüência emitida pelo cantor em seus diferentes ajustes fonatorios. Usei também a medição e classificação do naipe vocal usando os parametros da 2- Tabela de Husson onde foi possível obter os seguintes resultados de extensão vocal: A2 ate A5
No que se refere a tessitura vocal os resultados encontrados na tabela de Husson foram: F3 ate E5
Observa-se que o cantor possui uma grande flexibilidade vocal tanto para notas graves quanto para notas agudas o que possibilita a emissão de vários tons com habilidade vocal e sem esforço.
Chamamos essa classificação vocal de classificação vocal estendida, ou seja, não posso classifica-lo como um barítono, pois as notas agudas que ele alcança facilmente estão dentro da tessitura vocal de um tenor. E não posso classifica-lo como um tenor pois as notas graves que ele alcança facilmente estão dentro da tessitura vocal de um barítono.
Então classificamos o cantor como :
Tenor com tessitura vocal estendida para o Barítono Ou Barítono com tessitura vocal estendida para Tenor.
A confortabilidade vocal esta para o cantor nestes dois naipes e nas quebras de registros e passagens nos dois naipes também.
O que acontece e que a possibilidade de emissão de registros divergentes e muito grande e facilmente executada pelo cantor pois a flexibilidade vocal e resistência vocal do cantor (a nível anatômico e fisiológico) são muito grandes.
Ele é detentor de quase 3 oitavas regulares,de acordo com, o que demonstrou até hoje em seus álbuns (Fá1-Mi4), extensão essa que é em voz plena.
  • Nota mais grave: Fá1 (Na harmonia da canção "É preciso apenas crer (prólogo)"
  • Nota mais aguda: Mi4 (Na canção "Moriá")




Nenhum comentário:

Postar um comentário