quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Você sabe o que é Oboé?


oboé é um instrumento musical de sopro de palheta dupla da família das madeiras. O corpo do oboé é feito normalmente de madeira (ébanojacarandá) e tem formato ligeiramente cônico - alguns instrumentos mais recentes têm sido feitos de plástico. Tem uma palheta dupla. Uma pequena e delgada tira de uma cana especial é dobrada em dois e um pequeno tubo de metal (staple) é colocado entre os dois lados da tira dobrada, a qual é então passada em volta do tubo e firmemente amarrada a ele. A parte dobrada da tira é cortada e as duas extremidades, delicadamente desbastadas, constituindo então a palheta dupla. O tubo de metal encaixa-se em uma base de cortiça que é firmemente fixada na extremidade superior do oboé.
O músico que toca o oboé é denominado "oboísta".
O oboé é considerado um dos instrumentos de sopro de técnica mais difícil (requer a respiração diafragmática), para tanto requer um controle apurado do volume de ar expirado com o uso da respiração diafragmática, para produzir a nota com a pressão necessária.
Coloca-se a extremidade da palheta dupla entre os lábios, retraindo-os levemente para dentro da boca sem tocar nos dentes. O instrumentista deve manter um sopro contínuo entre as duas extremidades da palheta dupla, colocando-as assim em vibração, uma contra a outra (da mesma maneira que as bordas de uma folha dobrada vibram quando apertadas entre os dedos e sopradas). A vibração das duas canas coloca a coluna de ar existente dentro do oboé também em vibração, produzindo assim o som das notas musicais.

O som

As notas graves do oboé são densas e ricas; as mais agudas, rarefeitas e penetrantes. O som do oboé é nasalado, caracteristicamente mais áspero (mais palheta) quando comparado com o timbre claro e aberto da flauta.
O oboé é considerado por muito um instrumento de difícil execução, mas que a dificuldade é compensada bela beleza de seu som.

Tessitura

Tessitura do Oboé Moderno
O oboé tem uma extensão de notas menor que os outros principais instrumentos de sopro, mas é capaz de grande variedade de timbres e de estilos de tocar. Em melodias lentas, o oboé tende a soar melancólico. Mas o oboé pode executar melodias alegres e chilreantes, com um timbre cortante e mordaz.
Devido ao seu timbre penetrante e ao fato de que é o único instrumento de sopro que não depende de regulagem para afinação, é o oboé que toca a nota Lá, antes de um concerto começar, para que todos os outros instrumentistas afinem seus instrumentos.
A técnica apurada da embocadura e a respiração diafragmática permitem ao oboísta executar uma grande gama de expressões, efeitos dinâmicos e notas super-agudas.


Resumo da História

Os oboés foram incorporados à orquestra em meados do século XVII, quando desfrutou de grande popularidade entre compositores como Antonio VivaldiJohann Sebastian BachAlessandro MarcelloGeorg Friedrich HändelWolfgang Amadeus MozartRobert SchumannRichard Strauss.
Alguns compositores se dedicaram à composição de concertos para oboé e orquestra e para oboé e cordas, como Tomaso Albinoni, Mozart e Vivaldi.
Oboé vem do nome francês hautbois, que significa madeira alta, devido ao seu registro agudo. Embora a pronúncia atual de hautbois se assemelhe a oboá, até o século XVII a pronúncia era oboé. Como o instrumento já havia se espalhado pelo mundo quando esta mudança ocorreu, o nome permaneceu assim em português e em algumas outras línguas. Pela mesma razão, em algumas línguas o instrumento é chamado de oboa.

Família do oboé

Outros instrumentos da família do oboé são o oboé piccolo em Fá, o oboé d'amore em Lá, o oboé baixo em Dó (chamado oboé barítono em França) e o oboé contrabaixo em Dó.
Aparentados com o oboé são o corne inglês (que integra regularmente as orquestras desde o século XIX) e o Heckelphone.

Principais Oboístas

Ao longo da história
  • Barret, Apollon M.R.
  • Bomtempo, João Domingos
  • Brod, Henry
  • Ferlendis
  • Lebrun, August
  • Sellner, Joseph
Modernos
  • Alex Klein
  • Alfred Laubin
  • André Gama
  • André Nardi
  • Bert Gassman
  • Bertrand Grenat
  • Burkhard Glaetzner
  • Carlos Ribeiro
  • David Walter
  • Diana Doherty
  • Elaine Douvas
  • Eugene Izotov
  • François Leleux
  • Leon Goossens
  • Lucas Noleto
  • Georg Merwein
  • Gordon Hunt
  • Hansjorg Schellenberger
  • Harold Gomberg
  • Heinz Holliger
  • Humbert Luccarelli
  • Antony Camden
  • Jean Michael Garretti
  • Joel Gisiger
  • John de Lancie
  • John Ferrillo
  • John Mack
  • José Francisco Silva
  • José Cocarelli
  • Joseph Robinson
  • Keisuke Wakao
  • Kim Bryden
  • Lady Evelyn Barbirolli
  • Lon Bussell
  • Luís Carlos Justi
  • Malcom Messiter
  • Manuel Munzlinger
  • Mark Weiger
  • Marcel Tabuteau
  • Marco Miglietta
  • Maurice Bourgue
  • Michelle Zwi
  • Nicholas Daniel
  • Ray Still
  • Richard Kanter
  • Richard Woodhams
  • Robert Atherholt
  • Robert Bloom
  • Sarah Francis
  • Rosana Moretti
  • Sergio Sousa
  • Theodore Baskin
  • Thomas Indermühle
  • Washington Barella
Barrocos da atualidade (especialistas em performance com instrumentos barrocos)
  • André Nardi
  • Jürg Schaeftlein
  • Gonzalo X. Ruiz
  • Stephen Hammer
  • Washington McClain
  • David Reichenberg
  • Sand Dalton
  • Michel Piguet
Manfred Clement, oboísta alemão do quarteto de Munique, realizou vários concertos sob a regencia de Karajan e foi professor da Escola Superior de Música de sua cidade. Quando o orgão de Mariana foi restaurado ele foi escolhido para o concerto de inauguração. Este grande músico faleceu em 2002 deixando uma vasta discografia.== Ligações externas =

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