Um baterista é um músico que toca bateria, particularmente o kit de bateria (ou bateria americana), formado geralmente pelo bumbo, surdo, chimbau, caixa e pratos (podendo ter vários tipos de ton-tons). O termo percussionista normalmente refere-se mais genericamente à pessoa que toca instrumentos de percussão, com baquetas ou não, como os tímpanos, vibrafone, tambor, pandeiro, chocalhos,  tamborim e tantos outros, ou ainda utiliza o próprio corpo para montar  células rítmicas, batendo palmas, no peito, ou utilizando guizos atados  às pernas, etc. Alguns percussionistas montam seus próprios kits de  percussão. Muitos bateristas acrescentam instrumentos não convencionais  às suas baterias.
Bons bateristas são músicos experientes com um ouvido acurado para o ritmo  e a forma musical, que agem como a força rítmica de todo um conjunto.  Um bom baterista é preciso, técnico e sensível ao que a música pede,  sabendo exatamente onde colocar notas e onde deve haver espaço para a  música respirar.
As diversas abordagens da bateria vão das mais minimalistas(com kits  reduzidos e em certas apresentações de cunho educacional, apenas com uma  peça, em especial a caixa) às mais complexas com kits de tons  cromáticos onde a afinação simula as notas encontradas na escala  ocidental. As diferentes abordagens dependem da proposta musical de cada  grupo ou artista-solo.
Curta o som de alguns bateristas que estão arrebentando no meio gospel:
Bal Furtado
Ulisses Galuzzy
 
Cleverson Silva
Fininho
Biduca

Nenhum comentário:
Postar um comentário