quinta-feira, 15 de julho de 2010

Feira da música/Feira consciente!!

                  Geração de renda e reciclagem de lixo

 

Além de shows gratuitos, rodadas de negócios, educação e incremento do turismo, o evento vai promover geração de renda e responsabilidade ambiental

Em conformidade com as atuais preocupações sócio-ambientais, a Feira da Música promove ações de responsabilidade com o meio ambiente, como o Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Esta ação, que tem como parceira a organização não governamental Gere (Grupo Especializado em Resíduos) e Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente) visa captar, selecionar, acondicionar seguindo as mais modernas normas de procedimento e reaproveitar o lixo gerado na feira. Além disso, conscientizar a população em geral para a questão ambiental, ligando-a às mais diversas manifestações culturais.
Ao todo, serão beneficiados com renda e ocupação temporária 82 catadores de lixo, sendo 15 da Aran (Associação dos Amigos da Natureza) e 67 da Ascajan (Associação dos Catadores do Jangurussu).
A diretora do Gere Geórgia Pitombeira explica que o gerenciamento vai se dar em 3 etapas: uma antes da feira, com palestras sobre manuseios e boas práticas voltada para quem vai trabalhar com limpeza e alimentos; durante, com a coleta seletiva, armazenamento adequado e posteriormente, através da destinação para reaproveitamento na Ascajan e Aran.
Além dos encontros preparatórios, na sexta feira (14) que antecede o evento, foi ministrada uma palestra no Sebrae com todos os colaboradores de produção da Feira da Música. Na ocasião, uma técnica da Semace vai ministrar palestra sobre a questão dos impactos ambientais do lixo. “Além de abordar a problemática do lixo, vamos apresentar alternativas, como coleta seletiva e outras experiências bem sucedidas”, pontua a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Semace Virgínia Adélia.
Por enquanto, ainda não há previsão da quantidade de resíduos que vão ser recicladas: “por nunca ter havido esse tipo de trabalho no Estado, não é possível mensurar a quantidade de lixo arrecadado”, comenta a diretora do Gere.
Outro aspecto positivo é a possibilidade de estender esse projeto a outros eventos de grande porte, já que a iniciativa é pioneira. “Como o nosso intuito maior é promover a educação ambiental independente dos dias do evento, vamos redigir um artigo científico sobre este trabalho com todos os números, divulgando a ação”, afirma Geórgia. Já a coordenadora da Semace afirma que “o projeto é muito salutar, já que muitas pessoas reunidas produzem bastante lixo, e isto também deve ser visto como responsabilidade tanto da organização como dos participantes, dando exemplo para a sociedade”.

Fonte http://www.feiradamusica.com.br/2009/08/13/82-catadores-de-lixo-vao-ser-beneficados-com-a-feira-da-musica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário