domingo, 4 de julho de 2010

Entrevista especial


O Blog Caixinha de Música entrevista hoje um profissional extraordinário,que com a divulgação de seu trabalho tem influenciado jovens de todo o Brasil na arte do canto.O nome hojé é Lyba Serra cantor, compositor e professor de técnica vocal para o canto popular.


Caixinha de música: Quando você começou a cantar?


Lyba: Perguntinha fácil. Desde sempre. Me apresentei a primeira vez aos doze anos de idade, no pateo do colegio, numa comemoração de  sete de setembro, tocando violão . O engraçado é que eu cantava uma musica do Dorival Caymmi, e eu mesmo nem me escutava, e todos estavam  em fila dupla, naquele esqueminha da época da ditadura, e eu pensava comigo mesmo; " se eu não estou me escutando, esse povo todo então nem se fala" hahahaha. Desde então não parei mais de me apresentar para as  pessoas. Sempre estava com o violão, e logo comecei a compor, tinha mais razão ainda para não parar de tocar.


Caixinha de música: Quando você sentiu que tinha dom para ensinar a arte do canto?


Lyba:  Foi por acaso; ministrava aulas de violão popular no Conservatório Souza Lima, em 1985, quando precisaram de um professor de canto popular para quinze alunos na fila de espera. Eu fazia aula de erudito com a dona Lucila Guimarães, e ela me  indicou para as aulas; imagina que eu nem ao menos sabia tocar piano, mas daí rolava tudo via violão mesmo. Fui aprendendo enquanto dava aulas,e estou  aprendendo até hoje. Não é facil não.


Caixinha de música: Quais são as suas influências na música?


Lyba:  Toda a mpb, musica brega no geral, tipo Jerry Adriany, bastante Roberto Rarlos, todo rock progressivo ingles, tudo que se ouvia nas radios difusoras e excelsior, musicas de novela, etc. Eu sou  um cara que aprendeu  a gostar de musica popular.


Caixinha de música: Você toca algum instrumento musical?


Lyba: Toco violão e hoje, arrisco um pianinho. Segundo alguns amigos meus; sou "pianeiro"hahahahhaah


Caixinha de música:  Você acha que tocar algum instrumento ajuda no aprendizado do canto?


Lyba: Sim, ajuda sim, por todos os motivos musicais envolvidos: melhoria da percepção melodica, encaixe das melodias em harmonias definidas e melhor ritmo


Caixinha de música: Na sua opinião,qualquer pessoa pode cantar?


Lyba: Não. Há pessoas com problemas auditivos nas frequencias das vozes humans,o que torna a percepções auditiva comprometida, e precisamos considerar que uma pessoa com problemas emocionais tambem pode ter seu desempenho coprometido.


Caixinha de música: A respiração diafragmática e os exercicios respiratórios são impressindiveis para quem quer cantar bem?

Lyba: São sim.


Caixinha de música: Porque?


Lyba: Porque cantar é um esporte, e assim, precisamos estar com a musculatura desenvolvida o suficiente para que se possa ter uma execução adequada ao que se pretende.


Caixinha de música:Onde os leitores podem encontrá-lo e conhecer mais do seu trabalho?



Lyba: Sou de são paulo, fica mais facil entrar em contato comigo pelo lybaserra@gmail.com

Aqui estão postados alguns dos trablhos do Professor Lyba Serra em DVD,para adiquirir ascesse :www.aprendamusica.com,alguns vídeos você também ascessa no Youtube.



Um comentário: