segunda-feira, 14 de junho de 2010

Hoje é Dia Mundial do Doador de Sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado todos os anos em 14 de junho (hoje) com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de sangue inócuo e seus derivados para transfusões e para a importante contribuição dos doadores voluntários e não remunerados.
Este ano, a data tem como lema “Sangue novo para o mundo”. A comunidade mundial reconhece o papel especial de “salvador de vidas” dos doadores de sangue.

Atualmente no Brasil, para ser um doador, é preciso apresentar um documento com foto, ter entre 18 e 60 anos; pesar mais de 50 quilos; não estar grávida; ter doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher), não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas e não estar em jejum.

Problemas no estoque e a falta de alguns tipos sanguíneos é um desafio comum a ser vencido pelos hemocentros do País. Mesmo com as dificuldades em conseguir doações, o Brasil reconhece e também comemora nacionalmente todo dia 25 de novembro a atitude de milhões de brasileiros que doam sangue.

No início desde mês o Ministério da Saúde colocou, em consulta pública – e recebe sugestões da população até o dia 2 de agosto – a proposta que permite que jovens de 16 a 17 anos (mediante autorização dos pais) e idosos de 65 a 68 anos possam ser doadores de sangue.

Em média, anualmente são coletadas no País 3,5 milhões de bolsas de sangue. O índice brasileiro de doadores é de aproximadamente 1,8% da população. De acordo com parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é necessário que 1% a 3% da população faça isso regularmente.

Desde 2004, o ministério é responsável por normatizar e controlar a política de sangue, componentes e hemoderivados no País. Com a nova regulamentação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ficará responsável pelo controle e fiscalização sanitária dos serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário