sábado, 26 de março de 2011

Marina de Oliveira você conhece essa cantora?

Marina de Oliveira (Rio de Janeiro, 20 de setembro de 1961) é uma cantora de música gospel brasileira.

Marina de Oliveira iniciou oficialmente sua carreira em 1986, com o lançamento do LP Imenso Amor. Logo ficou conhecida como a "Marina do Faça um teste" após sua música ser maciçamente executada na rádio Melodia FM do Rio de Janeiro, dando projeção para todo o Brasil; "Acho que marquei um tempo musical com a música Faça um teste (…), fui ousada e paguei o preço", diz Marina de Oliveira em entrevista para a publicação especial que acompanhou o CDCanta Brasil 500.
Alvo de críticas e muitas vezes considerada à frente de seu tempo, Marina de Oliveira é vista por muitos como pivô na quebra de vários tabus que impediam a evolução do segmento gospel no Brasil (ver site oficial da cantora).Isso levou a mídia a compará-la com a rainha mundial do pop Madonna, dando à rainha gospel brasileira o título de "A Madonna Gospel do Brasil", devido ao seu profissionalismo e pioneirismo ao que se refere à levar a palavra de Deus pela música.
Há mais de vinte anos no mercado fonográfico, também trabalha na produção de espetáculos e gravação de DVDs de vários artistas da MK Music, empresa da qual é produtora artística. Além disso, Marina de Oliveira esteve à frente desde1997 como apresentadora do Conexão Gospel, programa de TV (também exibido em versão online) que exibe entre outras atrações, videoclipes de cantores evangélicos, programa qual foi pela primeira vez ao ar em formato teste em 1996 a madrugada pela CNT, e no ano seguinte foi para a BAND. Atualmente o programa é apresentado por Flávia Dourado.
Marina de Oliveira integra também o grupo vocal feminino Voices juntamente com outras cantoras de destaque no panorama gospel nacional: Fernanda BrumEyshilaLiz Lanne e Lílian Azevedo.
Prestes a completar 25 anos de carreira, além de cantora e com diversas funções acumuladas e usadas a serviço de Deus, Marina foi a ganhadora do Grammy Latino2010 com o álbum Na Extremidade.
Marina também participou de diversas parcerias musicais, sejam elas em seus cd's, coletâneas mistas ou até em CD's de outros cantores/bandas.
  • Além da discografia de Marina de Oliveira, a cantora possui um disco teste denominado como Disco Mix de cortesia que levava para as igrejas no início de sua carreira, feito antes de seu primeiro disco de carreira, no início de 1986 com duas canções: "Autor da Minha Fé" (gravada originalmente pelo grupo Elo e depois regravada por vários cantores) e "Deus o Cordeiro Nos Deu" (que onze anos depois viria ser regravada por Léa Mendonça)
  • Em 1988, Quase na mesma época de lançamento do seu segundo álbum, Marina produz um segundo disco de cortesia com mais duas faixas: "Autor da Minha Fé" (faixa com o mesmo instrumental da primeira gravação, mas com a voz regravada) e "Maior Amor" (versão de uma música da cantora americana Whitney Houston).
  • No início dos anos 90, a gravadora Continental lançou algumas compilações dos mais expressivos cantores evangélicos da época, e dentre eles Marina de Oliveira, com a coleção de nome "Grandes Momentos" de 1991, com alguns sucessos de seus três primeiros discos de carreira.
  • Na época da ECO-92, Marina produz o compacto "Celebrando a Deus com o Planeta Terra" com duas faixas: "Grande Deus" e "Grandioso És Tu".
  • Em 1995, Marina se preparou para gravar o álbum "Momentos" que seria à princípio com uma quantidade regular de faixas. Mas pela primeira vez em até então nove anos de carreira, ela passou a receber canções de compositores renomados dos mais diversos. Ela ficou tão maravilhada com as músicas que chegavam que quando se deu conta da quantidade de faixas a serem gravadas, o álbum acabou sendo dividido em dois volumes balanceados lançados simultaneamente, o que acabou levando oito meses para que o álbum fosse concluído e lançado em dezembro do mesmo ano.
  • Ao decorrer do ano de 1996, Marina promoveu seu lançamento duplo "Momentos 1 e 2" com alguns shows em grandes casas de espetáculo, e dividiu o palco com alguns grandes nomes da música evangélica, como a Banda Catedral (Metropolitan, em Junho) e com a cantora Cristina Mel (Imperator, em Dezembro). Para a venda dos ingressos de cada desses shows, foram feitos CD's em edição especial com gravações inéditas dos artistas.
  • Em 1997, a gravadora MK participou da CD Expo, feira de exposições de CD's, e para este evento teriam que lançar algum álbum internacional. Desde então, foi lançado o grupo Voices que teria como integrantes Marina e Fernanda Brum, que convidou Eyshila, que contou com o reforço nos vocais de Jozyanne que até então fazia parte do grupo Altos Louvores e que em seguida acabou participando da primeira formação do grupo até 2005, e em seguida recebeu mais uma integrande, a também integrante do Altos LouvoresLiz Lanne.
A canção a ser trabalhada pelo grupo foi Celebrate The Lord cantada metade inglês metade espanhol, canção que dois anos antes a própria Marina havia gravado em seu álbum "Momentos Vol.2" totalmente em inglês, e que foi sucesso absoluto e até hoje é lembrada.
  • Ainda na CD Expo, Marina também lançou seu álbum internacional (vide discografia) com uma música inédita cantada metade em espanhol e o restante em inglês com o título ""Holy"", mais duas canções de seu lançamento duplo "Momentos Vols. 1 e 2", e mais duas músicas que viriam na versão em português de seu próximo álbum, sendo lançado dois anos após.
  • Marina de Oliveira foi uma cantora solista pioneira no meio evangélico em lotar casas de espetáculo como fez várias vezes no Imperator, duas vezes no Canecão, o antigo Metropolitan (atual Citibank Hall), além de participar várias vezes em memoráveis apresentações no Maracanã e Maracanãzinho, e levar a palavra de Deus com a música na Praça da Apoteose.
  • Um ano e meio após o lançamento do cd "Meu Silêncio", cd gravado após um período de aproximadamente cinco anos definidos pela própria cantora como "um período de silêncio" (ver sessão "discografia"), Marina de Oliveira lançou seu 15º cd. Com o título "Permíteme" o álbum gravado em língua hispânica revela as pretensões da cantora em alcançar o mercado latino-americano.
  • Depois de muitos anos, Marina volta a participar da Marcha para Jesus no ano de 2007 em São Paulo, levando a multidão à contrição e a mais profunda adoração naquela maratona de louvor.
  • Marina foi a das primeira locutora da rádio El Shadai 93 FM, uma das primeiras locutoras das rádios FM (principalmente no meio evangélico) e foi a primeira voz a ir ao ar na madrugada de 25 para 26 de Maio de 1992, no Rio de Janeiro. Permaneceu no ar como locutora por volta de um pouco mais de um ano, no horário de entre 10 horas da manhã às 14 horas.
  • Embora Marina não se defina como uma exímia compositora, artistas como Carlinhos Félix (Perfeita Estação), Yerushalém (A Brecha, Galera de Cristo, Caminho verdade e vida), Maurizete Catarina (Maravilhosos Caminhos), Fernanda Brum (As Cores do Amor) entre outros, já gravaram algumas canções escritas por ela sozinha ou em parceria, em meados dos anos 90. Em 2006, a veia de compositora se aflorou novamente, e Marina compôs a maior parte de seu álbum "Meu Silêncio - Ministração Profética Entre Amigos e Irmãos".
  • Coincidentemente ou não, Marina lançou diversos trabalhos em períodos de fim de ano: "Imenso Amor", "Momentos 1 e 2", "Special Edition", "Aviva", "Remix", "Meu Silêncio - Ministração Profética Entre Amigos e Irmãos" e "Eu não Vou Parar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário